Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

Como crianças no colo da Mãe (Homilia Diária.929: Sábado da 19.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

No número das criancinhas que o Senhor deseja perto de si estamos também nós, pobres pecadores. Mas para recuperarmos a inocência perdida e o coração simples e dócil de uma criança, não há melhor remédio do que acudir contínua e confiadamente à Virgem Maria, destinada desde toda a eternidade para ser nossa Mãe segundo a graça. É pelas mãos dela que seremos apresentados a Cristo, como filhos de Deus renovados na inocência e em todas as obras de justiça. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 18 de agosto. Se você ainda não é um consagrado de Nossa Senhora, não perca mais tempo e entregue loga sua vida aos cuidados da Imaculada: goo.gl/xvcM6G!

Religião e Espiritualidade
465
A família segundo o Evangelho (Homilia Diária.928: Sexta-feira da 19.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Ao transmitir hoje seu ensinamento sobre a sacralidade e a indissolubilidade do matrimônio, Nosso Senhor acrescenta: “Nem todos são capazes de entender isso”, já que, sem a graça divina, o Evangelho é uma palavra dura, motivo de incompreensão para muitos. Eis porque o nosso mundo, privado da luz sobrenatural da graça, tem-se afastado a passos largos da verdade sobre a família e arruinado, assim, tantas vidas pelo divórcio e o aborto, a eutanásia e as “uniões livres”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 17 de agosto, e peçamos a Deus que nos conceda entender e aceitar, de coração dócil e aberto, sua lei sobre a família humana.

Religião e Espiritualidade
691
Por que não conseguimos perdoar? (Homilia Diária.927: Quinta-feira da 19.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

A dificuldade de perdoar é como um peso morto, um cadáver mal cheiroso que carregamos dentro da alma e que torna pesadas todas as horas do dia. Não há momento em que não nos venha à mente a lembrança daquela injúria, daquela palavra mal colocada, daquele olhar atravessado que tanto nos feriu o orgulho. Mas com que facilidade esquecemos as tantas vezes em que ofendemos, não já o próximo, mas a Deus santíssimo, que nos reconciliou consigo pela morte de seu Filho quando ainda éramos pecadores, inimigos seus e objetos da ira divina! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 16 de agosto, e descubra como vencer esse coração endurecido e abrir-se ao perdão que o Senhor espera de nós.

Religião e Espiritualidade
755
Uma Quaresma de combate (Homilia Diária.926: Quarta-feira da 19.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Tem início hoje a chamada “Quaresma de São Miguel”, devoção introduzida por São Francisco de Assis. Todos os fiéis são chamados a viver com ânimo generoso estes quarenta dias de penitência e preparação para a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a ser celebrada no fim de setembro. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 15 de agosto, e dedique-se conosco a este combate espiritual em que, pela humildade e a oração, temos a garantia de triunfar sobre Satanás e seus demônios!

Religião e Espiritualidade
963
Memória de São Maximiliano Maria Kolbe (Homilia Diária.925)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje com grande alegria a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, que, por ter-se entregado à morte em Auschwitz a fim de salvar um companheiro de prisão, é honrado como mártir da caridade e da família. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 14 de agosto, e roguemos a São Maximiliano Maria Kolbe que nos faça corajosos militantes da Imaculada, sempre prontos a lutar pela santidade, pela salvação do próximo e pelo bem de todas as famílias.

Religião e Espiritualidade
917
Têm algum valor os nossos sofrimentos? (Homilia Diária.924: Segunda-feira da 19.ª Semana Comum)
Padre Paulo Ricardo

O sacrifício redentor de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, tem valor e força superabundante para expiar todos os pecados do mundo. No entanto, também nós, como membros do Corpo místico, somos chamados a completar em nossa carne o que falta às tribulações do Senhor, tornando-nos assim verdadeiros corredentores com Cristo. Não porque o nosso sofrimento valha por si só alguma coisa, mas porque todas as nossas ações, desde que unidas integralmente ao sacrifício da cruz, adquirem um valor e uma eficácia que sequer podemos imaginar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 13 de agosto, e entenda como podemos unir nossos padecimentos à gloriosa paixão do Redentor!

Religião e Espiritualidade
939
Memória de Santa Clara de Assis (Homilia Diária.923)
Padre Paulo Ricardo

Talvez em nenhuma outra época o espírito de pobreza franciscana tenha sido tão necessário como na nossa. Pois quem ignora que, por trás de todas as revoluções que visam destruir hoje as bases morais do cristianismo, esconde-se a mão invisível de interesses financeiros e mundanos, verdadeiros servos de Mamon, inimigos do Carpinteiro de Nazaré? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 11 de agosto, e peçamos a Deus que, dando-nos um coração simple e pobre, nos livre desse apego quase hipnótico ao dinheiro que tantas famílias tem destruído.

Religião e Espiritualidade
1,013
Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir (Homilia Diária.922)
Padre Paulo Ricardo

A história do martírio do diácono romano São Lourenço, cuja festa a Igreja celebra neste dia, revela-nos uma das notas distintivas da verdadeira santidade: a virtude heróica, indício claro de que já não é mais o santo quem atua e ama, mas o Cristo que nele habita e age, acima de nossas forças naturais, pelos dons do Espírito Santo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 10 de agosto, e peçamos a Deus que nos conduza pela via da santidade cristã, a fim de alcançarmos logo, por sua bondade e misericórdia, a estatura perfeita de Cristo.

Religião e Espiritualidade
861
Qual é a missão de um Papa? (Homilia Diária.921: Quinta-feira da 18.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O Papa, sucessor de São Pedro no governo da Igreja universal, detém por direito divino o poder de ensinar, com palavra definitiva e irreformável, o que em matéria de fé e moral crê e sempre creu a Santa Igreja Católica e Apostólica. Donde se vê que o Santo Padre, seja ele quem for, não tem poder nem autoridade para contradizer o que infalivelmente ensinaram seus predecessores, porque a Pedro e, na pessoa dele, a todos os Romanos Pontífices foi dito: “Confirma teus irmãos”, e não: “Ensina tuas ideias”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 9 de agosto, e rezemos hoje de modo especial pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus lhe dê a graça de cumprir sempre com fidelidade sua missão de guardar, confirmar e ensinar a fé de dois mil anos.

Religião e Espiritualidade
884
Memória de São Domingos de Gusmão (Homilia Diária.920)
Padre Paulo Ricardo

Sob a aparência de um rigorismo ascético que, atraindo a simpatia do povo, desafiava os costumes relaxados de um clero nem sempre fiel, os cátaros ou albigenses representaram um grande perigo para a cristandade européia, do ponto de vista não só da estabilidade civil, mas também da pureza e ortodoxia doutrinal. Contra esses inimigos da fé, Deus enviou à Igreja São Domingos de Gusmão, prova milenar de que o erro só se vence com a verdade, defendida com coragem, sem peias nem contemporizações. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 8 de agosto, e rezemos hoje por todos os religiosos dedicados à pregação do Evangelho e à instrução dos fiéis.

Religião e Espiritualidade
910
Santidade, uma obra da graça (Homilia Diária.919: Terça-feira da 18.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O mesmo Pedro que, por falta de fé, afundou no mar da Galiléia e, por falta de coragem, negou a Cristo três vezes, inclusive diante de uma criada, é o mesmo Pedro sobre o qual Jesus quis fundar a sua Igreja. Porque a santidade e o heroísmo cristão, embora não dispensem as virtudes naturais que todos podemos adquirir, é uma obra estritamente sobrenatural, que Deus leva a cabo em nós mediante a sua graça: somos chamados a ser santos apesar do que somos, mas sem recusar a Deus o nosso mínimo de cooperação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 7 de agosto, e que os fracassos de São Pedro, rocha firme da Igreja, nos lembrem sempre do quão pouco podemos fazer sem o socorro da graça divina.

Religião e Espiritualidade
972
Festa da Transfiguração do Senhor (Homilia Diária.918)
Padre Paulo Ricardo

Ao transfigurar-se hoje aos olhos de Pedro, Tiago e João no alto do monte Tabor, Cristo manifesta não só o esplendor eterno de sua divindade, mas nos revela também, como antecipação esperançosa, aquilo em que Ele mesmo quer nos transformar: em homens novos, participantes pela graça da própria natureza divina. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 6 de agosto, e peçamos a Nosso Senhor que, pela ação do Espírito que dele procede, prepare nossos corpos e almas para a glória que nos aguarda no céu.

Religião e Espiritualidade
1,057
Memória de São João Maria Vianney (Homilia Diária.917)
Padre Paulo Ricardo

Os cristãos de hoje, e de modo particular os padres, correm o perigo de ceder ao que poderíamos chamar “pelagianismo prático”, que consiste em pensar que só Cristo salva, mas em agir como se fôssemos nós, com nossos esforços e projetos, os verdadeiros salvadores. Contra esse mal, que tem tornado infrutíferos tantos ministérios paroquiais, Deus trouxe ao mundo São João Maria Vianney, para mostrar que só dá fruto bom e abundante quem coopera humildemente com a graça, oferecendo-se ao Pai como vítima de amor e expiação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 4 de agosto, e peçamos ao Cura d’Ars que, com seu celeste patrocínio, abençoe todos os párocos e confessores.

Religião e Espiritualidade
874
Se Maria é Virgem, por que Jesus teve “irmãos”? (Homilia Diária.916: 6.ª-feira da 17.ª Semana Comum)
Padre Paulo Ricardo

Maria Santíssima, como creem os católicos, foi perpetuamente virgem ou não? Se o foi, por que então as Sagradas Escrituras, numa multidão de passagens, insistem em falar dos “irmãos” e das “irmãs” do Senhor? Em que se baseia a Igreja para crer como dogma de fé que Maria permaneceu virgem, não só antes e durante o parto, mas também depois dele? Será que a Bíblia respalda mesmo essa ideia? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 3 de agosto, e descubra a resposta!

Religião e Espiritualidade
1,042
Memória de São Pedro Julião Eymard, Presbítero (Homilia Diária.915)
Padre Paulo Ricardo

Ao celebrarmos hoje a memória de São Pedro Julião Eymard, apóstolo da Eucaristia, temos uma ótima ocasião para lembrar que, embora Jesus tenha instituído este Sacramento como alimento espiritual e a Igreja, desde tempos imemoriais, reserve as espécies eucarísticas com o fim primário de administrar o Viático, nem por isso se deve negar ao Santíssimo o culto de adoração e as homenagens de amor e piedade de que ele é digno, dentro e fora da Missa, já que sob as aparências de pão continua verdadeiramente presente o mesmo Cristo, o mesmo Senhor, nosso Deus e Redentor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 2 de agosto, e não deixe de fazer hoje, ainda que por poucos minutos, uma visita ao Santíssimo Sacramento do Altar.

Religião e Espiritualidade
954
Memória de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (Homilia Diária.914)
Padre Paulo Ricardo

Entre os que guardam e ensinam fielmente os Mandamentos e, segundo a promessa de Nosso Senhor, são declarados grandes no Reino dos céus, se deve contar sem dúvida nenhuma Santo Afonso Maria de Ligório, que, dissipando as trevas dos erros com a luz de suas obras, sobretudo de teologia moral, abriu a todos os confessores um caminho seguro para a direção e santificação do povo fiel. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 1.º de agosto, e peçamos hoje que, por intercessão de Santo Afonso Maria de Ligório, Deus ilumine os nossos confessores e nos dê sempre um grande apreço pelo sacramento da Penitência.

Religião e Espiritualidade
1,073
Memória de Santo Inácio de Loyola (Homilia Diária.913)
Padre Paulo Ricardo

A verdade do Evangelho não é uma moda que vem e vai como as estações nem um discurso a serviço de interesses partidários, mas um chamado permanente de conversão que Deus dirige a todos os homens, de todos os tempos, lugares e culturas, porque o nosso destino não é esta terra, cuja figura passa, mas o reino celeste em que, com os anjos e santos, cantaremos as glórias eternas do Senhor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 31 de julho, e celebre conosco a memória de Santo Inácio de Loyola, cuja história de conversão mostra ainda hoje o valor atemporal da verdade do Evangelho.

Religião e Espiritualidade
1,055
Os efeitos da Palavra de Deus (Homilia Diária.912: Segunda-feira da 17.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O Evangelho, como diz São Paulo, “é uma força de salvação vinda de Deus”: ele é como a semente de mostarda ou uma pequena porção de fermento que, semeada ou misturada no meio da massa, cresce pouco a pouco, dia após dia, até chegar a um tamanho de que ninguém poderia suspeitar. Mas esse crescimento, conclui o Apóstolo, só é possível “para quem crê” e, crendo, reza e comunga com amor e proveito. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 30 de julho, e entenda como funciona o dinamismo do nosso crescimento diário na vida interior.

Religião e Espiritualidade
1,291
Como saber se sou membro da Igreja? (Homilia Diária.911: Sábado da 16.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Para pertencer de fato à Igreja Católica, não basta ser batizado, ir à Missa aos domingos e submeter-se aos legítimos pastores. É necessário ainda ter a mesma fé da Igreja, crendo em tudo o que ela crê e ensina, e no sentido preciso em que ela o crê e ensina. Sem fé, é impossível ser membro de Cristo, ainda que nos sentemos lado a lado na mesma paróquia: seremos como joio metido no meio do trigo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 28 de julho, e peçamos a Deus que, fazendo-nos perseverar até o fim na profissão integral da fé, possamos ser do número dos verdadeiros fiéis no dia da última colheita.

Religião e Espiritualidade
944
loading...