Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

O sacerdote é presença de Cristo (Homilia Diária.831: Quinta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Ao recolher-se na intimidade do Cenáculo com os Doze, Jesus, sem deixar de dirigir-se a todos os fiéis, fala de modo mais particular aos que Ele chamou a participar mais intimamente de sua vida mediante o sacramento da Ordem. Todo sacerdote, em virtude desse chamado especial, é representante e embaixador na terra daquele a quem adoram e servem os anjos e santos no céu. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 26 de abril, e rezemos hoje pela santificação do clero e pelos frutos do ministério de todos os sacerdotes.

Religião e Espiritualidade
522
Festa de São Marcos, Evangelista (Homilia Diária.830)
Padre Paulo Ricardo

São Marcos, Evangelista, teve de percorrer aquele mesmo itinerário de santidade e perfeição que nós, com o impulso do Espírito Santo, estamos chamados a palmilhar. De adolescente inconstante e temeroso, Marcos tornou-se, por obra da graça divina, fiel secretário de Pedro, difusor do Evangelho de Cristo e chefe da igreja de Alexandria. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 25 de abril, e que São Marcos, intercedendo por nós do alto do céu, faça-nos trilhar nesta terra, com passo firme e constante, o caminho da verdadeira santidade.

Religião e Espiritualidade
691
“Eu e o Pai somos um” (Homilia Diária.829: Terça-feira da 4.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Jesus afirma hoje de modo categórico a sua divindade: “Eu e o Pai somos um”. Mas os judeus, escandalizados em sua falta de fé e cegueira voluntária, não conseguem tolerar que alguém se iguale a Deus. Por isso, pegam outra vez em pedras para tentar matar aquele que nos veio dar a vida. E nós, como reagimos à verdade de que Jesus, o Filho do Homem, é também o Filho eterno de Deus, e não um simples profeta nem uma figura histórica enterrada no passado? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 24 de abril, e peçamos ao Senhor que avive a cada dia a nossa fé.

Religião e Espiritualidade
596
O único caminho que leva a Deus (Homilia Diária.828: Segunda-feira da 4.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Em tempos de “espiritualidades” sem religião e ecumenismos mal entendidos, nunca é demais lembrar que é apenas por Jesus Cristo, Deus feito carne, que podemos ter acesso ao Pai. Não há outro nome pelo qual possamos ser salvos nem outra via que nos conduza à eterna salvação senão o dulcíssimo nome do único que é verdade, caminho e vida: Jesus Cristo, bendito Filho da Virgem Maria. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 23 de abril, e peçamos a Nosso Senhor que nos inspire continuamente sentimentos de amor e adoração por sua santíssima humanidade.

Religião e Espiritualidade
888
Nada mais certo do que a fé (Homilia Diária.827: Sábado da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

As palavras de Cristo são luz e vida para quem as acolhe com fé e de coração reto. Para muitos, no entanto, são ocasião de escândalo e confusão, porque neles não se encontra um espírito disposto a fazer a obra que Deus espera de nós: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 21 de abril, e peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos faça crescer na fé e que a conceda, por sua bondade e misericórdia, a quem ainda não é capaz de crer e conhecer o quão suaves são as suas palavras de vida eterna.

Religião e Espiritualidade
1,027
A vida que se ganha com a morte (Homilia Diária.826: Sexta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Quem come a carne e bebe o sangue de Cristo, presentes realmente na Sagrada Eucaristia, torna-se participante daquela vida oculta que Ele tem com o Pai: a vida divina, superabundante e imortal, a que Ele nos quis associar mediante a sua morte sacrificial na Cruz. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 20 de abril, e peçamos a Nosso Senhor que nos conceda comungar sempre com boas disposições, a fim de recebermos continuamente a força vivificante de sua graça.

Religião e Espiritualidade
894
Participantes da natureza divina (Homilia Diária.825: Quinta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Deus quer, sim, que sejamos felizes; mas não com uma felicidade meramente terrena, sujeita a tantas variações e incertezas, limitada por tantas circunstâncias. Ele quer dar-nos uma alegria além de toda alegria: a felicidade de que Ele mesmo, em sua vida íntima e superabundante, goza no céu. Para isso, Ele nos oferece já nesta vida o dom de sua graça, que nos purifica de nossas impurezas e nos faz participar, de um modo misterioso e real, da própria vida de Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 19 de abril, e peçamos a Cristo, Nosso Senhor, que nos introduza na fornalha ardente de vida e de amor do seu Sacratíssimo Coração.

Religião e Espiritualidade
752
Meditar é ver a Cristo (Homilia Diária.824: Quarta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos diz que é vontade do Pai que, vendo o seu Filho muito amado, nele creiamos e, crendo, tenhamos a vida eterna. Deus quer, em outras palavras, que aprendamos a contemplar o amor de Cristo, meditando sua vida e seus atos, para que o nosso coração se abra à ação da graça e, assim, possa dar o passo da fé, princípio da vida eterna. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 18 de abril, e peçamos ao Senhor que nos conceda uma vida de oração e meditação fecunda e constante.

Religião e Espiritualidade
1,044
O pão descido do céus (Homilia Diária.823: Terça-feira da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Qualquer um é capaz de perceber que dentro de nós existe um mundo desordenado de paixões, desejos e pensamentos que só com muito esforço conseguimos submeter à nossa razão. É para pôr ordem em nossa vida interior e fazer-nos mais parecido a si que Jesus, fazendo-se remédio da alma, está presente no sacramento da Eucaristia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 17 de abril, e peçamos a Deus a graça de comungarmos sempre com devoção, abertos aos efeitos salutares desse pão vivo descido dos céus.

Religião e Espiritualidade
979
A comunhão espiritual (Homilia Diária.822: Segunda-feira da 3.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Na Santíssima Eucaristia, recebemos a Cristo sacramentalmente. Mas para que a nossa comunhão seja frutuosa e não nos leve pouco a pouco à rotina e à indiferença, precisamos aprender a comungar espiritualmente, isto é, a estar unidos a Jesus de alma e coração. É só com uma fé viva, alimentada na oração íntima e pessoal, que podemos tirar da mesa sagrada toda a força e eficácia que o Senhor nos deseja comunicar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 16 de abril, e peçamos a nossa Mãe Imaculada que nos alcance a graça de crescermos de fé em fé, para assim podermos comungar com um pouco da pureza, humildade e devoção com que ela mesma comungava.

Religião e Espiritualidade
1,014
Cristo, o novo Moisés (Homilia Diária.821: Sábado da 2.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Ao caminhar hoje, triunfante e glorioso, sobre as águas turbulentas do mar da Galiléia, símbolo da morte, Jesus nos remete àquela travessia milagrosa que, feita a pé enxuto, levou o antigo Israel da escravidão do Egito para a liberdade da terra prometida. Também nós, através das águas do Batismo, vivificadas pelo Espírito Santo, somos incorporados à Igreja, novo Israel, renascemos em Cristo a uma vida nova e, alimentados com o seu Corpo, marchamos corajosamente em direção ao Reino de glória e felicidade que está à nossa espera. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 14 de abril, e cantemos ao Senhor, que, morrendo, venceu a morte e, ressuscitando, deu-nos a vida.

Religião e Espiritualidade
963
Eucaristia, o prêmio de um combate (Homilia Diária.820: Sexta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Estamos acostumados a pensar que a imagem do Bom Pastor, que conduz suas ovelhas a verdes prados e as protege dos perigos, é algo meramente poético, pastoril, reconfortante. No entanto, se lermos atentamente o Salmo em questão, veremos que o Pastor está num duelo, numa luta tremenda contra o vale da sombra da morte, a fim de proteger o seu rebanho. E tudo isso, por incrível que pareça, tem muito a ver com dois mistérios da nossa fé: a crucificação de Nosso Senhor e o sacramento da Eucaristia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 13 de abril, e medite conosco o Evangelho que a Igreja hoje proclama.

Religião e Espiritualidade
1,056
Pecar é odiar a Deus (Homilia Diária.819: Quinta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

O pecado mortal, ainda que não o percebamos, consiste numa ofensa tão injuriosa a Deus que nos torna verdadeiramente inimigos dele. Ao pecarmos, privamo-nos da graça, fechamo-nos ao influxo da vida de Cristo em nós e passamos a tratar a Deus como um inimigo. Não há desgraça maior que nos possamos fazer do que cometer um pecado grave: somos nós mesmos que, rejeitando Aquele que é só amor, atraímos sobre a nossa alma a sua justíssima ira. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 12 de abril, e que o Senhor nos conceda a contrição de todos os nossos pecados e a graça de perseverarmos em sua amizade até o fim.

Religião e Espiritualidade
1,111
Salvos pela fé no amor divino (Homilia Diária.818: Memória de Santo Estanislau, Bispo e Mártir)
Padre Paulo Ricardo

É pela fé em Jesus Cristo, a quem estão submetidas todas as coisas, que somos salvos. Mas isso, no fundo, de nada adiantaria se Deus não viesse em nosso auxílio e nos desse justamente a capacidade de crer e, crendo, abrir-nos ao efeito salvífico do seu amor. Ele deu-nos o seu Filho, propiciação por nossos pecados, e pelo mesmo Filho nos outorgou a graça de crermos e vivermos como convém à nossa salvação eterna. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 11 de abril, e peçamos a Deus que, dirigindo nossas ações no seu beneplácito, mereçamos pela fé em Cristo Jesus abundar em obras de verdadeira caridade.

Religião e Espiritualidade
1,115
A graça batismal (Homilia Diária.817: Terça-feira da 2.ª Semana da Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Antes do Fim dos Tempos, quando todos os corpos hão de ressuscitar, somos chamados a viver ainda neste período de espera pela segunda vinda de Cristo um segundo nascimento: o nascimento para a vida da graça, derramada do alto em nossas almas mediante o sacramento do Batismo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 10 de abril, e renovemos juntos os nossos propósitos batismais, a fim de vivermos como membros dignos daquele cujo retorno glorioso aguardamos esperançosos.

Religião e Espiritualidade
1,148
Solenidade da Anunciação do Senhor (Homilia Diária.816)
Padre Paulo Ricardo

Ao receber hoje da boca de S. Gabriel o anúncio da Encarnação do Filho de Deus, Maria Santíssima dá uma resposta que revela o motivo de Deus a ter escolhido não só como Mãe, mas também como filha predileta: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Nossa Senhora, maior do que todos os anjos e santos do céu, reconhece sua condição de serva, e é esse seu abismo de humildade o que atrai o olhar daquele que é poderoso e cujo nome é santo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 9 de abril, e peçamos à Virgem Imaculada que nos conceda participar de sua humildade.

Religião e Espiritualidade
1,075
A caridade de Cristo nos urge! (Homilia Diária.815: Sábado na Oitava de Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

O amor de Cristo atingiu de tal maneira o coração de Maria Madalena, antes escrava do demônio, que a transformou em “anjo” e mensageira da Ressurreição. Também nós estamos chamados a passar por essa transformação: antes escravos do pecado, o Senhor quer dar-nos hoje a liberdade de novos apóstolos e evangelizadores, encarregados de anunciar, ainda que o mundo nos feche a cara, o único Nome em que podemos ser salvos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 7 de abril, e que a Virgem Santíssima nos alcance a graça de vivermos corajosamente o nosso apostolado.

Religião e Espiritualidade
1,076
Em contato com o Ressuscitado (Homilia Diária.814: Sexta-feira na Oitava de Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Uma vez ressuscitado, Jesus entra em uma nova condição, de uma vida imortal e incorruptível. Por isso, não convinha que Ele permanecesse neste mundo, submetido à constante corrupção das realidades passageiras. Isso não significa, porém, que não possamos mais ter contato com Ele: antes, ao contrário, é pela fé e, de modo particular, pela Eucaristia que recebemos o toque vivificante de suas chagas gloriosas. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 6 de abril, e peçamos a Cristo Nosso Senhor que nos dê a graça de o buscarmos na fé e de o tratarmos com toda a reverência no SS. Sacramento do Altar.

Religião e Espiritualidade
1,147
Não é vã a nossa esperança! (Homilia Diária.813: Quinta-feira na Oitava de Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

No Evangelho de hoje, São Lucas nos faz notar um detalhe curioso: o Senhor ressuscitado aparece no meio dos Apóstolos, mas estes, tomados de tamanha alegria e surpresa, não conseguem acreditar no que vêem. É como se a Ressurreição de Cristo, ainda que palpável e evidente, fosse boa demais para ser verdade. Como entender a reação dos discípulos? O que essa “alegre incredulidade” tem a nos ensinar sobre a natureza da esperança cristã? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 5 de abril, e medite conosco o Evangelho que a Igreja proclama neste dia.

Religião e Espiritualidade
1,130
O amor que se esconde na dor (Homilia Diária.812: Quarta-feira na Oitava de Páscoa)
Padre Paulo Ricardo

Jesus Cristo, o Homem das dores prenunciado pelo profeta Isaías, assumiu sobre si o peso dos nossos pecados, sofrendo-os em sua carne santíssima com um amor tão ardente ao Pai que supera todos os males. É nas suas dores salvíficas que encontra sentido o nosso sofrimento, convertido agora em meio de nos unirmos à Paixão que o Filho de Deus suportou por nós e em porta de entrada para a glória das alegrias eternas. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 4 de abril, e deixemo-nos cravar com Cristo na Cruz, a fim de reinarmos um dia com Ele no Céu.

Religião e Espiritualidade
1,202
loading...