Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

Tira a trave do teu olho! (Homilia Diária.882: Segunda-feira da 12.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

No Evangelho de hoje, Jesus põe o dedo na ferida e nos alerta para um problema que todos nós temos, mas que poucos querem reconhecer: somos rápidos para julgar, mas lentos para assumir as próprias culpas; queremos clemência e perdão quando falhamos, mas o castigo mais duro e severo para quem nos magoou. Como vencer esse defeito tão grave, que mancha nossa alma e torna tão amargas nossas relações com os outros? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 25 de junho, e veja como o Sagrado Coração de Jesus, sempre manso e humilde, pode nos ajudar a ser justos e pacientes.

Religião e Espiritualidade
342
Por que ninguém mais quer ter filhos? (Homilia Diária.881: Sábado da 11.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

É do amor ao dinheiro e a uma vida cômoda que nasce muitas vezes o ódio à família e o receio de ter filhos. De fato, que outro motivo costuma ser mais alegado por quem usa camisinha, DIU e outros métodos contraceptivos do que a “falta de recursos e estrutura”, as “dificuldades de hoje em dia”, o “aperto das contas no fim do mês”? E o mais lamentável é que tantos católicos, cedendo a essa mentalidade pagã, acabam restringindo o número de filhos e deixando vazios os lugares que Deus reservou para as pobres almas que, por culpa dos pais, nunca tiveram a chance de nascer. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 23 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que dê graça e força a todas as famílias cristãs para se manterem fiéis à doutrina católica e à sua vocação de igreja doméstica e lar de novos santos.

Religião e Espiritualidade
432
Memória de São Tomás More e São João Fisher, Mártires (Homilia Diária.880)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje a memória de São Tomás More e São João Fisher, mártires ingleses que morreram nas mãos da sanha adúltera de Henrique VIII em testemunho da unidade da Igreja e da santidade do matrimônio, uno e indissolúvel. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 22 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos dê sempre fidelidade aos seus ensinamentos e à perene doutrina, moral e sacramental, de sua Santa Igreja Católica Romana.

Religião e Espiritualidade
545
Memória de São Luís Gonzaga (Homilia Diária.879)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje a memória de São Luís Gonzaga, a quem foi confiado, de modo particular, o cuidado da juventude católica. A razão desse especial patrocínio que lhe é atribuído repousa, sobretudo, na vida pura e íntegra que, desde os primeiros anos, teve este santo jovem. Sua constante guarda da vista, seus costumes discretos, sua vida recolhida e sacrificada, tudo isso prova que a juventude só encontra a felicidade que tanto procura quando se encontra com Cristo e decide segui-lo com toda radicalidade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 21 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que, pela intercessão de S. Luís Gonzaga, santifique os jovens cristãos e conduza à verdade e à pureza os que se encontram afastados da fé.

Religião e Espiritualidade
656
Só Deus é santo! (Homilia Diária.878: Quarta-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Um perigo espiritual de não pouca importância é a vaidade, essa armadilha com que o diabo busca perder aqueles que, já convertidos, se esforçam por realizar obras de justiça como a esmola, o jejum e a oração. O que fazer para não cair nos laços da vaidade? Como preservar pura e intacta a intenção com que praticamos as obras da nossa santa religião? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 20 de junho, e, confiando-se conosco à humildade do Coração de Cristo, descubra como não tornar estéril a sua caridade.

Religião e Espiritualidade
812
Como perdoar aos inimigos? (Homilia Diária.877: Terça-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O perdão é uma lei divina, repetida várias vezes e com diferentes palavras no Evangelho: se não soubermos perdoar, diz Nosso Senhor, tampouco Deus Pai nos perdoará. Mas o motivo por que devemos perdoar a quem nos fez algum mal não é só a obediência a um preceito, mas também o fato de Deus nos ter perdoado a nós quando ainda éramos inimigos seus, enviando-nos seu Filho amado para morrer pela nossa salvação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos ensine a perdoar sempre e amar, a seu exemplo, os nossos inimigos.

Religião e Espiritualidade
889
Como controlar a nossa ira? (Homilia Diária.876: Segunda-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Hoje, dando sequência ao Sermão da Montanha, Nosso Senhor nos ensina a controlar a nossa ira. O que fazer quando as circunstâncias não são favoráveis e somos contrariados em nossos desejos? Como repelir a vingança, condenada pelo Evangelho, e viver plenamente a virtude da mansidão? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 18 de junho, e peçamos juntos ao Sagrado Coração de Jesus, “paciente e de muita misericórdia”, que nos conceda as graças necessárias para o imitarmos!

Religião e Espiritualidade
927
Um Coração semelhante ao de Cristo (Homilia Diária.875: Sábado da 10.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Em mais um sábado dedicado à Virgem Maria, queremos meditar hoje, de modo particular, sobre os segredos do seu Imaculado Coração, o mais perfeito reflexo da intimidade do Coração de Jesus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 16 de junho, e entenda por que podemos dizer que Maria nunca teve, no fundo, um Coração próprio, senão que era o Coração de seu Filho, concebido primeiro em sua alma e depois em seu ventre, que dentro dela palpitava, amava e sofria.

Religião e Espiritualidade
877
Como viver a santa pureza? (Homilia Diária.874: Sexta-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Uma das virtudes cristãs menos compreendidas, contra a qual se levantam às vezes as críticas mais grosseiras, é a castidade. Muitos a veem hoje em dia como uma “opressão”, como algo que, no passado, servia para reprimir a personalidade e a expansão livre dos afetos humanos. Mas o que é, de verdade, a castidade cristã? Por que e como vivê-la num mundo tão sexualizado como o nosso, em que a imodéstia sexual parece entrar à força por todos os poros do nosso corpo? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 15 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos dê um coração limpo e um olhar puro.

Religião e Espiritualidade
877
Memória do Coração Eucarístico de Jesus (Homilia Diária.873)
Padre Paulo Ricardo

Nesta quinta-feira, a Igreja oferece aos sacerdotes a possibilidade de celebrarem, como complemento das solenidades de Corpus Christi e do Sagrado Coração, a memória facultativa do Coração Eucarístico de Jesus, na qual meditamos aquele amor ardente com que Jesus, ao instituir a Eucaristia e o sacramento da Ordem, quis celebrar a ceia pascal com os discípulos e, por meio deles, com todos os que, sem o terem visto, haveriam de crer na sua infinita caridade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 14 de junho, e supliquemos ao Coração Eucarístico de Jesus que, inflamando hoje o nosso coração com o fogo de sua caridade, nos faça comungar sempre com piedade e devoção.

Religião e Espiritualidade
806
Memória de Santo Antônio de Lisboa (Homilia Diária.872)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje a memória de Santo Antônio de Lisboa, também conhecido no Brasil como Santo Antônio de Pádua. Nascido em Portugal no ano de 1191, Santo Antônio foi um frade franciscano muito conhecido por seus conhecimentos da Escritura, que ele chegou a memorizar por inteiro, e também por suas grandes qualidades como pregador. Seus sermões, tão repletos de doutrina e amor a Deus, são um testemunho eloquente de que a pregação só é eficaz quando o pregador confirma suas palavras com o exemplo de sua própria vida de conversão. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 13 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que, ungindo os lábios dos pregadores do seu Evangelho, os faça exemplos vivos e santos daquilo que anunciam.

Religião e Espiritualidade
972
Bem-aventurados os santos! (Homilia Diária.871: Terça-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Para ser cristão de verdade, não basta admirar Jesus e tê-lo como um belo modelo a ser seguido. É preciso viver a vida do próprio Cristo, o que só é possível se, pela recepção do Espírito, cooperarmos com a graça de Deus para sermos santos como Ele mesmo é santo, deixando seu Filho, sal da terra e luz do mundo, ser pouco a pouco gerado em nós. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 12 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos ajude a viver plenamente nosso chamado à perfeição no amor a Deus e a nossos irmãos.

Religião e Espiritualidade
874
Memória do Imaculado Coração da Virgem Maria (Homilia Diária.869)
Padre Paulo Ricardo

No Coração da Virgem Maria, sua Mãe Santíssima, Jesus Cristo encontrou todo o amor que desejava e de que era digno, porque só ela, isenta de toda mancha original e atual, era capaz de lhe oferecer a mais pura caridade, o mais terno afeto e a mais sincera compaixão. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de junho, e imploremos a Nossa Senhora que faça correr sobre nós caudais de graça e santidade e que, mantendo sempre a Igreja sob o seu materno patrocínio, seja finalmente instaurado o reino de seu Imaculado Coração!

Religião e Espiritualidade
1,004
Memória de São Barnabé, Apóstolo (Homilia Diária.870)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja nos convida a contemplar hoje a figura do Apóstolo São Barnabé. Filho de judeus dispersos, José Barnabé teve o importante papel de, juntamente com São Paulo, dar os primeiros passos na evangelização do mundo pagão. “Homem de bem e cheio do Espírito Santo”, como lhe chamam as Escrituras, São Barnabé brilha agora no firmamento dos eleitos como modelo de discreta humildade e profundo zelo apostólico, além de ser um protetor especial de todos os cristãos em seu trabalho de apostolado no próprio ambiente. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 11 de junho, e peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, rico para todos os que o invocam, que nos infunda as virtudes necessárias para levarmos sua luz a um mundo cada vez mais afastado da verdade do Evangelho.

Religião e Espiritualidade
778
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (Homilia Diária.868)
Padre Paulo Ricardo

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus, constituindo uma como que prolongação de Corpus Christi, tem por objeto aquele amor infinito, ao mesmo tempo divino, espiritual e sensível, que o Coração do Verbo encarnado manifestou por nós ao longo de sua vida e, sobretudo, na hora de sua Paixão. Ali, no Coração doloroso de Jesus, temos a prova definitiva de que Deus é amor e de que nos ama a ponto de assumir a nossa carne mortal, a fim de, como testamento de sua imensa caridade, provar o cálice da dor, do abandono, da ingratidão e do desprezo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de junho, e cumpramos hoje para com o Coração do Redentor nossos deveres de submissão e reparação.

Religião e Espiritualidade
1,080
“Não estás longe do Reino de Deus!” (Homilia Diária.867: Quinta-feira da 9.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Apesar de toda a paternal pedagogia de Deus ao longo da Antiga Aliança, boa parte do povo eleito se afastou do espírito da Lei, deixando de lado o que realmente importa — o amor a Deus sobre todas as coisas — e apegando-se a legalismos comezinhos e, no fundo, sem importância. Alguns, porém, não se deixaram arrastar pela tentação do farisaísmo e souberam reservar no coração um lugar em que o Reino de Deus, uma vez encarnado em Jesus Cristo, pudesse habitar e reinar plenamente. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de junho, e consagremos ao Coração de Jesus, Filho do Pai eterno, as nossas obras deste dia.

Religião e Espiritualidade
955
Haverá casamento no céu? (Homilia Diária.866: Quarta-feira da 9.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O matrimônio, embora elevado à dignidade de sacramento e sinal de união de Cristo com a Igreja, é uma realidade deste mundo, que se desfaz com a morte de um dos esposos e desaparecerá quando, no Fim dos Tempos, os mortos ressuscitarem e Deus for tudo em todas as coisas. É por isso que no céu, embora permaneçam os laços da caridade, já não há mais vínculos conjugais, senão que todos são como anjos, unidos definitivamente ao único e verdadeiro Esposo de nossas almas. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 6 de junho, e consagremos hoje nossa família ao Sagrado Coração de Jesus.

Religião e Espiritualidade
902
Memória de São Bonifácio, Bispo e Mártir (Homilia Diária.865)
Padre Paulo Ricardo

Existe sobre a terra um dúplice poder: a autoridade temporal dos reis e governantes, responsáveis pela disciplina e a ordenação da comunidade política; e o poder espiritual, pertencente à Igreja Católica, cuja competência se estende a tudo quanto se refere à santificação e salvação das almas. Embora ambos os poderes se limitem aos seus respectivos âmbitos, o poder temporal tem o grave dever de tutelar e proteger a Igreja, a quem foi confiada a missão de pregar a verdade e levar a todos os homens, príncipes e súditos, a graça de Cristo presente nos sacramentos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 5 de junho, e peçamos hoje ao Coração de Jesus que todas as nações do mundo o reconheçam como seu único e legítimo Rei.

Religião e Espiritualidade
891
Por que devemos reparar os pecados? (Homilia Diária.864: Segunda-feira da 9.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

A razão por que devemos prestar ao Coração agonizante de Cristo o nosso obséquio de piedade, amor, agradecimento e, sobretudo, reparação não é outra senão a responsabilidade que todos temos, devido aos nossos inumeráveis pecados, por sua Paixão e crucificação. Assim como a alma de Cristo era capaz de sofrer e reparar todos os pecados futuros, inclusive os que hoje cometemos, era também capaz de receber o doce consolo que os futuros fiéis lhe proporcionariam com seus atos de desagravo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 4 de junho, e reparemos as injúrias cometidas contra o Sacratíssimo Coração do nosso Redentor.

Religião e Espiritualidade
1,221
Um amor que sabe castigar (Homilia Diária.863: Sábado da 8.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Muitos se perguntam, não sem um ar de indignação e, às vezes, até de despeito, por que é que Deus, sendo tão bom e justo, permite muitas vezes que soframos e suportemos verdadeira injustiças. Ora, Deus, que sabe melhor do que nós o que nos convém, justamente por ser amor infinito, não poderia deixar de querer que seus filhos crescessem e, por meio da adversidade, aprendessem o preço que custa saber amar de verdade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 2 de junho, e entreguemos hoje nossas vidas aos doces Corações de Jesus e Maria!

Religião e Espiritualidade
897
loading...