Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

O temor que prepara a misericórdia (Homilia Diária.1031: Sábado da 2.ª Semana do Advento)
Padre Paulo Ricardo

A liturgia deste sábado encerra, por assim dizer, a primeira parte do Advento. Até agora, as leituras da Missa nos falaram do Fim dos Tempos, do Juízo final e hoje, de modo particular, da figura de São João Batista, que sempre nos recorda a necessidade de recebermos com um coração convertido e humilhado o Amor misericordioso, que nascerá em poucos dias em Belém para salvar os que, penitentes e arrependidos, o acolherem de boa vontade. Assista à pregação deste sábado, dia 15 de dezembro, e aplainemos as veredas do Cristo que vem com uma sincera confissão dos nossos pecados.

Religião e Espiritualidade
145
Memória de São João da Cruz, Doutor da Igreja (Homilia Diária.1030)
Padre Paulo Ricardo

Festejamos hoje a memória do grande místico que, junto com Santa Teresa d’Ávila, empreendeu a reforma do Carmelo e reintroduziu no ramo masculino a observância da regra primitiva: São João da Cruz, Doutor da Igreja. Na homilia de hoje, Padre Paulo Ricardo explica por que muita gente acha difícil e até “desagradável” ler as obras de São João da Cruz, tão centradas em temas pouco caros às comodidades da vida moderna como, por exemplo, a penitência e a necessidade de sacrifício. Assista à pregação desta sexta-feira, dia 14 de dezembro, e descubra o grande amor à cruz de Cristo que atravessa cada linha das obras desse grande Doutor da vida contemplativa!

Religião e Espiritualidade
404
Memória de Santa Luzia, Virgem e Mártir (Homilia Diária.1029)
Padre Paulo Ricardo

Na jovem Santa Luzia, padroeira de Siracusa e da Sicília, além de protetora das pessoas que têm problemas de visão, a Igreja venera um duplo testemunho: o da virgindade de corpo e de alma, que ela guardou com inigualável heroísmo, e o do martírio, que ela suportou pacientemente por amor a Jesus Cristo, a cujo palácio celeste os próprios anjos conduzem pela mão as almas puras e virginais. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 13 de dezembro, e peçamos ao Senhor que, pela intercessão de Santa Luzia, nos cure da cegueira dos erros e nos infunda no coração a virtude da santa pureza.

Religião e Espiritualidade
637
Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas (Homilia Diária.1028)
Padre Paulo Ricardo

Deus manifestou sua predileção pelas Américas ao realizar, assim que o Evangelho começou a ser pregado no Novo Mundo, um milagre que confunde até hoje as mentes mais céticas: a impressão na tilma de um pobre indígena da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que com o seu manto estrelado abraça todo o nosso continente e nos recorda nossa grande missão de manter acesa a luz da fé católica e apostólica. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 12 de dezembro, e recorramos juntos à proteção da Virgem de Guadalupe, Padroeira das Américas.

Religião e Espiritualidade
794
Quem é a ovelha perdida? (Homilia Diária.1027: Terça-feira da 2.ª Semana do Advento)
Padre Paulo Ricardo

Jesus é o bom pastor que deixa as noventa e nove ovelhas, isto é, os anjos bons já confirmados em graça, e sai diligentemente à procura da ovelha perdida, quer dizer, de todo o gênero humano, desgarrado pelo pecado e presa fácil do demônio, esse leão que ruge em derredor, buscando a quem devorar. Cristo, Deus encarnado, veio à nossa procura, encontrou-nos depois de muito trabalho e pôs-nos sobre os seus ombros por sua Paixão e Morte a fim de nos introduzir no aprisco seguro da Igreja, para nela sermos alimentados com o pasto celeste. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de dezembro, e medite conosco mais uma passagem do Santo Evangelho!

Religião e Espiritualidade
761
Solenidade da Imaculada Conceição (Homilia Diária.1025)
Padre Paulo Ricardo

No dia 8 de dezembro de 1854, o Magistério eclesiástico proclamou, definindo a fé sempre professada pela Igreja conforme o testemunho das Escrituras, da Tradição divino-apostólica e do ensinamento dos Santos Padres, que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua concepção, foi preservada imune — por privilégio e graça singular de Deus onipotente — de toda mancha de pecado original, em atenção aos méritos futuros de Nosso Senhor Jesus Cristo, redentor do gênero humano. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 8 de dezembro, e demos graças a Deus altíssimo por tanto haver amado sua Mãe a ponto de a ter enriquecido sempre com todos os dons de sua graça.

Religião e Espiritualidade
1,071
Memória de Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja (Homilia Diária.1024)
Padre Paulo Ricardo

Hoje, véspera da Imaculada Conceição, celebramos a memória do grande pregador a quem deve Santo Agostinho sua conversão à verdadeira fé: Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja. Elevado quase repentinamente ao episcopado, Ambrósio cresceu na santidade meditando a Palavra de Deus e comunicando aos demais tudo o que ali contemplava. Foi o seu amor incondicional à verdade, até mais do que seu talento com as palavras, o fator decisivo para que os olhos de Agostinho, como os dos cegos do Evangelho de hoje, se abrissem para a luz de Jesus Cristo, Verdade eterna. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Deus que nos tire das trevas da ignorância e nos ilumine sempre com a luz da fé.

Religião e Espiritualidade
932
Pela graça, podemos o impossível (Homilia Diária.1023: Quinta-feira da 1.ª Semana do Advento)
Padre Paulo Ricardo

Sentado no alto de um monte como novo Moisés, Jesus ensina hoje uma série de preceitos que, apesar de belíssimos e muito conhecidos, podem soar como um fardo impossível de carregar. Amar os inimigos, aceitar as injúrias e injustiças, suportar com ânimo paciente e alegre as adversidades… Será mesmo que o Evangelho é uma “boa notícia”? Como não se sentir esmagados sob o peso das exigências da vocação cristã? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 6 de dezembro, e entenda como o sermão da montanha, revelando como é e sente o Coração de Cristo, apresenta o projeto daquilo em que, por sua graça, Deus quer transformar a nossa alma.

Religião e Espiritualidade
937
Muito mais do que um Messias (Homilia Diária.1022: Quarta-feira da 1.ª Semana do Advento)
Padre Paulo Ricardo

Movido de compaixão, o Senhor multiplica hoje sete pães e alimenta assim toda uma multidão esfomeada. Mas nesse milagre não se manifesta apenas a bondade do Coração de Jesus: revela-se também que nele se cumprem, de um modo inesperado para o povo de Israel, as profecias do Antigo Testamento. Jesus é verdadeiramente o Cristo de Deus, e toda a sua missão consiste em curar as doenças invisíveis do espírito, simbolizadas nas enfermidades físicas do corpo, e restituir-nos a força de amar e entregar-se a Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 5 de dezembro, e não deixe de procurar o sacramento da Confissão ao longo deste santo Advento.

Religião e Espiritualidade
1,025
Deus dá sua graça aos humildes (Homilia Diária.1021: Terça-feira da 1.ª Semana do Advento)
Padre Paulo Ricardo

Deus se revela aos pobres e pequeninos, mas resiste aos ricos e soberbos, ao ponto de esconder a estes o conhecimento das coisas mais importantes e valiosas. Só um coração contrito e, portanto, humilhado se encontra em condições de ouvir a voz de Cristo, acolher a revelação de suas verdades e recebê-lo amorosamente na manjedoura da própria alma. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 4 de dezembro, e prepare-se conosco, ao longo deste Advento, para mais um santo Natal.

Religião e Espiritualidade
1,168
Memória de São Francisco Xavier (Homilia Diária.1020)
Padre Paulo Ricardo

A atividade missionária da Igreja baseia-se num aparente paradoxo: é preciso levar Cristo aos que ainda não o conhecem e, ao mesmo tempo, fazer as pessoas se darem conta de que Ele, na verdade, sempre esteve presente, vivendo oculta e discretamente, à espera de ser “descoberto”, na intimidade de seus corações. Pregar o Evangelho, por assim dizer, é como revelar o “óbvio”, é despertar as consciências para a presença do Deus vivo cuja voz, abafada por nossas preocupações e negligências, ecoa no fundo de nossas almas desde que viemos ao mundo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 3 de dezembro, e celebre conosco a memória de São Francisco Xavier, Apóstolo do Oriente, que a tantas almas levou a alegria de se saber amado e habitado por Cristo Jesus.

Religião e Espiritualidade
985
A vida do Beato Charles de Foucauld (Homilia Diária.1019: Sábado da 34.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O salário de quem se entrega sem freios aos prazeres da vida, pensando que esta existência está feita para ser desfrutada sem preocupações, é um coração pesado e insensível para as coisas de Deus, sobre o qual a morte e o juízo cairão como uma armadilha, quando menos se espera. Felizes os que o descobrem quando ainda é tempo e, voltando-se para o que importa, conseguem escapar e ficar de pé diante do Filho do Homem! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 1.º de dezembro, e medite conosco, à luz desse ensinamento, a vida do bem-aventurado Charles de Foucauld.

Religião e Espiritualidade
987
Festa de Santo André, Apóstolo (Homilia Diária.1018)
Padre Paulo Ricardo

O Apóstolo Santo André, embora não seja príncipe e cabeça do colégio apostólico, teve contudo a honra de ser o primeiro a escutar e responder ao chamado de Cristo: “Vinde comigo, e eu vos farei pescadores de homens”. Deixando as redes, Santo André seguiu Jesus sem demora e, amado por Ele com uma intimidade privilegiada, foi o primeiro a comunicar aos outros a grande notícia: “Achamos o Messias”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 30 de novembro, e conheça um pouco mais da vida de Santo André, Apóstolo e mártir de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Religião e Espiritualidade
1,009
A última Páscoa da Igreja (Homilia Diária.1017: Quinta-feira da 34.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Em consonância com o Evangelho de hoje, a Catecismo nos ensina que a Igreja, no fim dos tempos, e cada fiel em particular, em sua própria vida, não poderão entrar na glória do Reino senão através da Páscoa, seguindo os passos do Senhor na sua morte e ressurreição. Quando chegarem os últimos dias, haverá perseguições e abalos assustadores; em nossa história pessoal, há muitas dores e injustiças, mas por trás de todas essas cruzes Deus esconde uma passagem que leva à glória e ao triunfo definitivo dos seus filhos amados. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 29 de novembro, e medite conosco mais uma página do Santo Evangelho.

Religião e Espiritualidade
1,019
O preço de ser cristão (Homilia Diária.1016: Quarta-feira da 34.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Se o mundo odeia Cristo, a ponto de o ter perseguido e matado, como não irá odiar também a nós, que somos seguidores de Cristo? Ser cristão custa sempre um preço alto. Não é coisa de oportunistas ou de gente interessada em conseguir prosperidade ou facilidades na vida; é tomar sobre os ombros, dia após dia, a própria cruz e seguir com paciência e serenidade o único caminho que leva à glória da ressurreição: o Calvário. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 28 de novembro, e medite conosco mais uma página do Santo Evangelho.

Religião e Espiritualidade
1,103
Memória de Nossa Senhora das Graças (Homilia Diária.1015)
Padre Paulo Ricardo

Celebramos hoje a memória litúrgica de Nossa Senhora das Graças, uma devoção intimamente relacionada com a Medalha Milagrosa, revelada à religiosa vicentina Santa Catarina Labouré, na Rue du Bac, em Paris, no ano de 1830. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 27 de novembro, e entenda o significado dessa aparição mariana e como, à luz do Evangelho, podemos estar seguros do papel mediador e intercessor de Nossa Senhora, por quem Deus quer distribuir ao mundo todas as suas graças.

Religião e Espiritualidade
1,417
Como viver o desapego? (Homilia Diária.1014: Segunda-feira da 34.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Naquela pobre viúva que hoje vemos deitar no cofre do Templo tudo o que tinha para viver cumpre-se o que Deus tanto sonhava ao dizer ao povo de Israel: “Amarás o Senhor com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”, pois o que Ele quer não são barganhas nem reservas técnicas, mas que nos entreguemos ao seu amor por inteiro, sem divisões. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 26 de novembro, e descubra como viver esse desapego que só o Espírito Santo pode gerar em nossos corações.

Religião e Espiritualidade
1,366
Memória de São João Teófanes Venard (Homilia Diária.1013)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje a memória dos 117 mártires do Vietnã que, em meados do século XIX, entregaram a vida por amor a Cristo. Dentre esses heróis da fé destaca-se o jovem sacerdote João Teófanes Venard, cujas cartas, testemunho de sua paciência e alegria à espera da coroa do martírio, impactaram a França de sua época e, de modo especial, a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, que encontrou nele um exemplo de constância na dor e na adversidade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 24 de novembro, e conheça um pouco mais a história de São João Teófanes Venard.

Religião e Espiritualidade
949
O chicote de Cristo (Homilia Diária.1012: Sexta-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Deus castiga, sim, mas castiga porque ama. Ele chora copiosamente sobre sua amada Jerusalém e ao mesmo tempo, num último gesto de misericórdia, expulsa do Templo com um chicote de cordas os vendilhões e trocadores que ali profanavam a casa de seu Pai. Assim ele age conosco, quando julga necessário: envia-nos dores que não compreendemos, mas que Ele sabe que são não somentes justas, mas convenientes à nossa conversão e salvação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 23 de novembro, e descubra a doce e pacífica bondade com que o Senhor purga hoje o Templo de Jerusalém.

Religião e Espiritualidade
1,109
Memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir (Homilia Diária.1011)
Padre Paulo Ricardo

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Cecília, uma das mártires mais veneradas da Igreja romana. Condenada à morte por ter-se negado a sacrificar aos ídolos pagãos, Cecília suportou o tormento do martírio em meio a hinos e cânticos de louvor, razão por que é venerada hoje como padroeira dos músicos e poetas. Foi virgem consagrada e, com seu exemplo de pureza e fidelidade a Cristo, conseguiu converter seu marido, Valeriano, e motivá-lo a entregar-se também de corpo e alma a Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 22 de novembro, e peçamos ao Senhor que, por intercessão de Santa Cecília, sempre reavive em nós o fogo da caridade apostólica.

Religião e Espiritualidade
1,141
loading...