Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

Memória de Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir (Homilia Diária.980)
Padre Paulo Ricardo

O grão de trigo que se lança à terra, para poder dar fruto, tem de morrer. Por isso, abrasados pela caridade de Cristo, os mártires não desejam outra coisa senão que chegue logo a hora dos tormentos, quando, moídos nos dentes das feras, eles podem por fim tornar-se pão imaculado e imitadores da Paixão do Senhor. Porque para quem ama o viver é Cristo e o morrer é lucro. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 17 de outubro, e peçamos juntos a Deus que olhe para a nossa fraqueza e, pela intercessão de Santo Inácio de Antioquia, nos alivie do peso das nossas culpas e nos crucifique para este mundo que passa.

Religião e Espiritualidade
194
Memória de Santa Margarida Maria Alacoque (Homilia Diária.979)
Padre Paulo Ricardo

Em meados do século XVII, Jesus revelou a uma religiosa visitandina, Margarida Maria Alacoque, o que se tornaria em pouco tempo uma das devoções mais caras da Igreja: o seu Sagrado Coração, aberto como um sacrário de infinitas graças, mas chagado pelas inúmeras ofensas e ingratidões com que, de todas as partes, os homens retribuíam a liberalidade do seu divino amor. Ele, que tanto nos amou e sofreu por nós, só encontra nos corações humanos desprezos e indiferenças. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 16 de outubro, e peçamos ao Pai que, por intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque, reacenda em nós o fogo daquela divina caridade que, saindo do Coração do seu Unigênito, nos faz amá-lo como Ele é digno de ser amado.

Religião e Espiritualidade
493
Memória de Santa Teresa d’Ávila, Virgem e Doutor da Igreja (Homilia Diária.978)
Padre Paulo Ricardo

Todos conhecemos Teresa d’Ávila como uma grande mística dos séculos passados, uma mulher única, forte e privilegiada, envolta numa aura quase misteriosa de visões e fenômenos extraordinários. O que muitos ignoram, porém, é que a própria Teresa fez questão de ensinar que pouco ou quase nada valem esses “sinais exteriores”, porque a santidade não é mais do que um caminho — o mesmo para todos — de perfeição no amor e na amizade com Aquele que habita, silencioso, no mais íntimo de nossas almas. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 15 de outubro, e alimentemo-nos com o pão da doutrina espiritual de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutor da Igreja!

Religião e Espiritualidade
704
A atualidade da mensagem de Fátima (Homilia Diária.977: Sábado da 27.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Há mais de um século, num dia 13 de outubro como o de hoje, a Virgem Santíssima fazia sua última aparição aos pastorinhos de Fátima e realizava um dos maiores e mais atestados milagres da história recente: o “Milagre do Sol”. Para comemorar este acontecimento único, Padre Paulo Ricardo nos convida a meditar na homilia deste sábado sobre a mensagem de Fátima e a atualidade do erro de que tanto nos quis proteger a Virgem de Fátima: a peste mortífera do comunismo ateu e materialista.

Religião e Espiritualidade
783
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida (Homilia Diária.976)
Padre Paulo Ricardo

O Brasil, ao contrário do tom pessimista com que tantas vezes falamos dele, não é a “terra do futebol, do carnaval e do sexo fácil”. Nascemos Terra de Santa Cruz, somos desde o início filhos de Nossa Senhora Aparecida, um povo pobre e sofrido, sim, sob muitos títulos, mas grande nos desígnios de Deus, porque também nós, brasileiros e brasileiras, estamos chamados a fazer parte da elite, não do assim chamado “primeiro mundo”, mas dos santos do céu, cuja fraqueza aos olhos do mundo é o maior triunfo do Altíssimo sobre o orgulho dos poderosos da terra. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 12 de outubro, e peçamos à Santíssima Virgem de Aparecida que nos faça fiéis à nossa vocação de povo católico e solícitos em procurar em tudo a maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fulgores do seu trono celeste não deixa nunca de governar e reger o nosso país.

Religião e Espiritualidade
682
Por que não recebemos o que pedimos? (Homilia Diária.975: Quinta-feira da 27.ª Semana Comum)
Padre Paulo Ricardo

Deus quer nos dar as suas graças; somos nós que, muitas vezes, não queremos pedi-las direito. Ele está, sim, disposto a dar-nos o Espírito Santo e purificar-nos como barras de ferro na fornalha; mas a nossa falta de humildade, de perseverança e confiança como que o “impedem” de agir, pois como há de caber em um coração duro, desanimado e cheio de suspeitas o dom do Espírito divino? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 11 de outubro, e supliquemos à Virgem Santíssima, Rainha do Rosário, que nos ensine e ajude a pedir a Deus o que Ele tanto nos deseja conceder!

Religião e Espiritualidade
893
O que é a vida de oração? (Homilia Diária.974: Quarta-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

No Evangelho segundo São Lucas, a oração do Pai-Nosso só é ensinada aos discípulos depois da parábola do bom samaritano e da visita de Jesus à casa das irmãs Marta e Maria de Betânia, e não durante o sermão da montanha, como narra São Mateus. A sequência escolhida por Lucas nada tem de arbitrária, pois deixa nas entrelinhas uma verdade espiritual de capital importância: foi Deus, o bom samaritano, quem primeiro nos amou, veio ao nosso encontro e conquistou totalmente o nosso coração; é só depois, como resposta humilde de escuta e de amor, que deve entrar em cena a nossa própria oração pessoal. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 10 de outubro, e medite conosco o Evangelho que a Igreja hoje nos proclama.

Religião e Espiritualidade
895
A constância de quem ama (Homilia Diária.973: Terça-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Um sinal claro de que ainda nos falta o bom caminho até chegarmos à santidade é a constante preocupação com que rapidamente, diante dos menores problemas da vida ordinária, perdemos a paz e a serenidade. As cruzes vêm, as tribulações, grandes ou pequenas, nos afligem quando menos esperamos, e não conseguimos suportá-las com ânimo alegre porque ainda nos falta o “único necessário”, aquele arrebatamento de amor a Deus que faz as dificuldades presentes, momentâneas e ligeiras, perderem toda importância à luz do peso eterno de glória que o Senhor nos reserva no céu. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 9 de outubro, e peçamos a Cristo que, dando-nos a graça de amá-lo de todo o coração, nos conceda também a paciência para tudo suportarmos por amor a Ele.

Religião e Espiritualidade
563
Antes de amarmos, Deus nos amou (Homilia Diária.972: Segunda-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O amor humano, seja a Deus, seja ao próximo, é sempre um dom e uma resposta. Uma resposta, porque foi Deus que, por livre iniciativa, nos amou por primeiro, quando ainda éramos inimigos seus, moribundos abandonados à beira do caminho. E um dom, porque só Ele pode nos dar a graça de respondermos com amor ao amor com que fomos bondosamente agraciados. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 8 de outubro, e demos graças ao Senhor por ter vindo a este mundo resgatar-nos do pecado e mostrar-nos, em sua cruz, a profundidade insondável de sua caridade para conosco!

Religião e Espiritualidade
920
Memória de São Bruno, Presbítero (Homilia Diária.971)
Padre Paulo Ricardo

Aos corações piedosos o silêncio do deserto costuma falar mais alto do que os aplausos do mundo. Foi por isso que, abrindo mão de um futuro promissor não só no ensino como em âmbito eclesiástico, São Bruno de Colônia abandonou o mundo para dedicar-se à única vida que o atraía: a vida contemplativa, a esse “guardar no coração” as palavras do Senhor que a Virgem Maria tão bem nos ensina. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de outubro, e peçamos a Deus que, por intercessão de São Bruno, nos inspire a desprezar tudo o que o mundo aprecia e a ter o coração sempre fixo nos bens eternos.

Religião e Espiritualidade
730
Memória de São Benedito, o Negro (Homilia Diária.970)
Padre Paulo Ricardo

É com grande alegria que celebramos hoje a memória de São Benedito de San Fratello, mais conhecido como Benedito, o Negro. Filho de escravos africanos, Benedito nasceu na Itália, em meados do século XVI, e foi desde pequeno um modelo de virtude e amor à santa pobreza evangélica. Recolhido a um convento franciscano, passou boa parte da vida escondido como simples cozinheiro, mas tal era o amor com que ele servia aos pobres e aos irmãos de comunidade que Deus quis destacá-lo dentre os demais e conceder-lhe a graça de operar muitos e grandes milagres. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 5 de outubro, e peçamos ao Senhor que nos ajude a imitar as virtudes de São Benedito, a fim de chegarmos, como ele mesmo chegou, à perfeição da caridade e do amor ao próximo.

Religião e Espiritualidade
827
Memória de São Francisco de Assis (Homilia Diária.969)
Padre Paulo Ricardo

Deus quer nos ver salvos, é verdade; mas Ele também quer fazer-nos santos e, para isso, espera que cada um de nós, não sem o auxílio da graça, se disponha a ir além, a fazer mais do que nos é pedido, a abandonar esse ânimo medíocre, acomodado ao mínimo do mínimo, e tudo sacrificar por amor a Ele, pois foi Ele que, em primeiro lugar, se sacrificou por amor a nós. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 4 de outubro, e peçamos a São Francisco de Assis, que soube viver tão bem a radicalidade do Evangelho, a graça de imitarmos os seus passos e, cada um no seu próprio estado de vida, nos entregarmos por inteiro ao nosso único e verdadeiro Amado!

Religião e Espiritualidade
909
Memória dos Santos André de Soveral, Ambrósio Ferro e companheiros mártires (Homilia Diária.968)
Padre Paulo Ricardo

É com grande alegria que celebramos hoje, cerca de um ano após a sua canonização, os primeiros mártires do Brasil: os santos André de Soveral, Ambrósio Ferro e seus 30 companheiros, terrivelmente massacrados no século XVII nas mãos de calvinistas holandeses por se recusarem a abjurar da santa fé católica e abandonar a única Igreja em que se preservam, incorruptos, a sucessão apostólica e os sacramentos que o próprio Filho de Deus instituiu para a nossa santificação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 3 de outubro, e rezemos a estes santos heróis da fé que, por sua intercessão, nos deem a graça de sermos católicos firmes e convictos, dispostos a dar a própria vida em testemunho da verdade da Santa Igreja Romana.

Religião e Espiritualidade
888
Memória dos Santos Anjos da Guarda (Homilia Diária.967)
Padre Paulo Ricardo

Que todos os homens estejam sob o amparo de um anjo da guarda não é uma piedosa historinha para crianças, mas uma doutrina firme e constantemente ensinada pela Santa Igreja. Mas, ainda que não seja algo “de” criancinhas, o anjo da guarda é, sim, “para” crianças — não de idade, mas de coração. Ele é nosso guia e protetor nesta vida e, por isso, precisa que nos entreguemos aos seus cuidados com a dócil confiança de alguém simples e inocente, ou seja, com espírito e coração de criança. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 2 de outubro, e não deixe de recorrer, hoje e sempre, ao auxílio e à intercessão do seu santo anjo custódio!

Religião e Espiritualidade
1,056
Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Homilia Diária.966)
Padre Paulo Ricardo

Poucas ideias centrais para a vida da Igreja foram tão deturpadas nestes últimos tempos como o conceito de “missão”. De fato, são muitos os fiéis que pensam hoje em dia que ser missionário é o mesmo que promover eventos, encontros e festas paroquiais. A missão virou “marketing”, propaganda, publicidade da pior espécie, e o que deveria ser essencial, que é a oração e o espírito de sacrifício, é não só deixado de lado, mas visto como coisa de um passado “carrancudo” e “inflexível”. E os frutos estão aí, à vista de todos… Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 1.º de outubro, recorramos ao patrocínio de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, e aprendamos com ela que é pelo amor, a oração e a confiança na graça que podemos alcançar de Deus a conversão do mundo!

Religião e Espiritualidade
1,009
Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (Homilia Diária.965)
Padre Paulo Ricardo

Após quarenta dias de devota preparação, finalmente celebramos a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que, empunhando a espada da humildade, triunfaram da soberba de Satanás e seus demônios e, com o escudo da obediência, protegem e auxiliam todos os fiéis a preservarmos intocado o dom preciosíssimo da graça santificante, conquistado para nós na cruz e derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 29 de setembro, e que os Santos Arcanjos nos guardem sempre de todos os perigos e, por sua intercessão, nos alcancem a luz necessária para reconhecermos o quanto vale a graça divina!

Religião e Espiritualidade
1,016
A oração de Cristo precede a nossa (Homilia Diária.964: Sexta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

Ao narrar a profissão de fé de São Pedro, o evangelista Lucas deixou registrado um detalhe iluminador: antes de ser reconhecido como Filho de Deus, Cristo estava rezando num lugar retirado. Foi a oração de Cristo, portanto, que quis, pediu e preparou a fé de Pedro, e é nesta mesma oração que tem origem a nossa própria fé. Porque se Jesus não tivesse rogado por nós e alcançado do Pai a graça de crermos, o que poderíamos fazer de nossa parte, já que nem a carne nem o sangue são capazes de nos dar a vida eterna? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 28 de setembro, e demos glórias ao Senhor pelo amor com que, tendo rezado por nós dia e noite, nos deu a graça não só de crermos, mas de o seguirmos na vida de oração.

Religião e Espiritualidade
1,078
Memória de São Vicente de Paulo, Presbítero (Homilia Diária.963)
Padre Paulo Ricardo

A figura de São Vicente de Paulo, cuja memória a Igreja hoje celebra, é um remédio eficaz contra a mentalidade “ativista” e “filantropista” que, infelizmente, tem deturpado os esforços caritativos de tantos fiéis: embora o cuidado físico e material dos mais pobres seja, sim, um dever urgente e irrenunciável, de nada adianta querer salvá-los do frio e da fome sem o propósito de salvá-los também, e antes de tudo, da condenação eterna. Porque sem verdadeira caridade, que nos impele a lucrar almas para Cristo, podemos vender todos os nossos bens e entregar-nos às chamas em favor do irmão, e ainda assim nada disso teria valor… Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 27 de setembro!

Religião e Espiritualidade
1,005
É a graça que faz o Apóstolo (Homilia Diária.962: Quarta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

O Evangelho de hoje nos revela um duplo aspecto da missão dos doze Apóstolos: de um lado, eles são enviados por Cristo, participantes da mesma missão com que o Pai o enviou a este mundo; de outro, eles necessitam da graça do Espírito Santo, pois nem os maiores esforços humanos têm algum valor sem esse socorro divino e sobrenatural. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 26 de setembro, e não se esqueça de preparar-se conosco para a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus!

Religião e Espiritualidade
989
Amigos e familiares de Deus (Homilia Diária.961: Terça-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)
Padre Paulo Ricardo

A semente da Palavra, quando cai em terra boa, germina e dá fruto em abundância. Mas como o fruto não pode ser distinto, em sua natureza, daquilo mesmo que lhe dá origem, o resultado da acolhida generosa da Palavra não pode ser outra coisa que uma forma de participação na própria natureza de Deus. E é precisamente isto que a graça opera em nós: transforma-nos em verdadeiros filhos de Deus e irmãos daquele que é, naturalmente, Filho único e eterno do Pai. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 25 de setembro, e não deixe de fazer sua novena de preparação para a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus!

Religião e Espiritualidade
995
loading...